Carta aos Loucos - Carlos Nejar (*****)

 







Carlos Nejar


180 Páginas




"Carlos Nejar, reconhecido poeta brasileiro, mostra-nos a sua arte de romancista renovador, através da saga de um povoado, chamado ASSOMBRO. Seus personagens nascem e morrem como os sonhos. É a história de uma ALDEIA-MULHER que é relatada por um escriba, Israel Rolando, que contempla os acontecimentos mágicos e vivos, porque em Assombro todos os tempos vivem num só, o da criação, com Novalis, Virgílio, Diógenes, Parmênides, Shelley, Martinho, preso várias vezes, perseguido, sábio, requerendo para a Obra do Espírito de Deus uma segunda infância, seguida de milagres, entre outros. "




O Demônio da Cidade Branca





Erik Larson
Editora Intrínseca
448 Páginas




"No final do século XIX os Estados Unidos eram uma nação jovem e orgulhosa, ávida por afirmar seu lugar entre as maiores potências mundiais. Nesse contexto, a Feira de Chicago de 1893 teve papel fundamental: com o objetivo de apresentar a maior e mais impressionante exposição de inovações científicas e tecnológicas já idealizada, coube ao arquiteto Daniel Burnham, famoso por projetar alguns dos edifícios mais conhecidos do mundo, a difícil tarefa de transformar uma área desolada em um lugar de magnífica beleza: a Cidade Branca. Reunindo as mais importantes mentes da época, Burnham enfrentou o mau clima, tragédias e o tempo escasso para construir a enorme estrutura da feira.





Judas, o Obscuro









Thomas Hardy
Editora Abril
464 Páginas




"Um livro que retrata uma época onde a ascensão social era quase impossível, a não ser por golpes de sorte. Judas passa sua juventude estudando e sonhando em sair de seu povoado para ir para Christminster City, local que acredita concentrar grandes estudiosos. Sem recursos, sem ajuda, sem guia, sem escola e sem apoio. Mas Judas é obstinado e estuda sozinho, guarda tudo que ganha para comprar livros e os lê e relê sozinho. Aprende outras línguas (sozinho). O roteiro de uma história como essa geralmente mostra o protagonista conseguindo superar as adversidades e ser reconhecido pelo seu esforço e talento. Aqui temos uma realidade mais dura e mais próxima do mundo no final do século XIX."

Diário de um Velho Louco - Junichiro Tanizaki

 





Junichiro Tanizaki

208 Páginas

Estação Liberdade





"Entre um rebelde senhor de 77 anos e sua nora surge um jogo sutil de poder, envolvendo, de um lado, o ancião que se empenha em burlar uma vida regrada por remédios, médicos e hospitais e, de outro, a ex-dançarina de casas noturnas, mulher bela e licenciosa, plena de vida, que faz uso de seus talentos naturais para fascinar e controlar o sogro, manipulando- o em prol de interesses pessoais. A idade do protagonista, no lugar de coibir seus instintos, liberta-os. "
Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]