A Presença Total




Louis Lavelle
Lusofia.net
134 Páginas 


"O pequeno livro que vamos ler exprime um acto de confiança no pensamento e na vida. No entanto, em épocas conturbadas, os homens na sua maioria não se deixam comover senão por uma filosofia que justifique o seu padecimento perante o presente, a sua ansiedade perante o futuro, a sua revolta face a um destino que são forçados a sofrer, sem serem capazes de dominar"    

6 comentários:

Jorge Fernandes Isah disse...

Este livro é inédito no Brasil [ao menos, não encontrei nenhum "rastro" de uma tradução nacional].
Este é o pdf disponível no site Lusofia, português, cuja tradução é de Américo Pereira. É possível lê-lo e baixá-lo no link disponível.
Ele é um livro para ser "digerido" nos próximos anos. Pode ser em 3, 4 ou 5 anos. Faz parte do exercício do prof. Olavo de Carvalho no curso de filosofia, cujo objetivo é "preenchê-lo" com a realidade [a leitura de não mais do que um ou dois parágrafos por dia].
Portanto, não haverá, provavelmente, nenhum comentário a ele [não sei se resistirei...rsrs], apenas anotações em um caderno visando cumprir o exercício que foi proposto.
Mas como Lavelle me parece um autor necessário [pelas muitas e importantes citações do prof. Olavo de Carvalho] indico-o aqui, especialmente porque todos poderão obter uma cópia virtual, sem custos extras.
No meu caso, como tenho muitas dificuldades em ler no monitor [não por qualquer problema de visão, mas porque pegar nas folhas e ter contato direto com o papel e as letras é-me fundamental], imprimi e encadernei o livro, o que não me custou mais do que R$ 6,00 entre papel, tinta, capas e espiral.
Se alguém, à medida que ler, quiser postar algum comentário, basta enviá-lo que publicarei.
Boa leitura!

Anônimo disse...

Poxa, como é dificil achar a versao em frances desse livro!

Queria lê-lo em francês como o prof Olavo havia recomendado.

Não achei nem pdf e nem versão fisica pra vender.

--
Maximiliano Santiago

Jorge Fernandes Isah disse...

Maximiliano,

fiz umas buscas para você, mas não achei nada do Lavelle em francês. Talvez, a solução, seja verificar nas livrarias internacionais, do tipo Amazon, e ver se há disponibilidade do livro físico ou virtual.

Se encontrar, deixe aqui a dica da livraria ou site.

Abraços.

Osmar Neves disse...

Graça e Paz Jorge!

Saiu uma tradução pela É Realizações:

http://www.erealizacoes.com.br/livros/A-Presenca-Total.asp

No momento não poderei adquiri-lo, a grana está curta e as contas não param de crescer, hehehe. Mas espero mais à frente incorporá-lo à minha pequena biblioteca. Também compartilho com você do mesmo prazer de se ter o livro em mãos, ler em telas ou monitores não me agrada. Preciso do contato com o papel e tomara que os ambientalistas de miolo mole não nos retire essa satisfação. Estou lendo "Peso de Glória" do C.S. Lewis: FANTÁSTICO! Um abraço amigo!

Jorge Fernandes Isah disse...

Osmar,

acho que a edição de "A presença total" pela É Realizações ainda não saiu. Vi que o livro está lá, que há uma sinopse, mas não está disponível na loja virtual. O que considerei estranho. Talvez seja um lançamento futuro... não sei. Fato é que a obra de Lavelle deve ser publicada em português, especialmente para que aqueles que não dominam o francês ou inglês sejam beneficiados pelo seu pensamento filosófico.

Lavelle é sempre necessário.

Abraços.

Osmar Neves disse...

É verdade. Deve ser lançamento futuro.

Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]