A Narrativa de Arthur Gordon Pym [****]






Edgar Allan Poe
Cosac & Naify
320 Páginas


"Publicado originalmente em 1838, este é o único romance do grande contista norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), primeiro escritor a influenciar os rumos da literatura além das fronteiras de seu país. Gordon Pym, capitão de um grande veleiro americano, narra o motim e o massacre ocorridos em seu navio durante rota pelos mares do sul, e as terríveis aventuras da tripulação sobrevivente após seu resgate por uma escuna inglesa. A edição traz ensaios de Dostoiévski e Baudelaire inéditos no Brasil"


Um comentário:

Jorge Fernandes Isah disse...

Edgar Allan Poe é um dos grandes contistas do mundo, estando na lista dos maiores entre os grandes; e, este é o seu único romance publicado.

Não vou contar a história, para não tirar a graça do leitor, mas asseguro que este livro é ótimo. Temos aqui todos os elementos de Poe, o terror, a crueldade, o sobrenatural, o extraordinário, sempre permeados por um clima melancólico, de aflição.

Mas há um "Q" de esperança no livro: na amizade possível, na luta constante, e na providência. Sim, Poe fala de providência em boa parte das situações (através de Gordon Pym; um alterego?), como se tivesse a certeza de Deus estar a guiá-lo, mesmo em meio ao turbilhão de intempéries.

O que mais posso dizer, além de sugerir a compra e a leitura do livro?

Posso, ainda, garantir: você não se arrependerá!

Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]