Obra Completa - Murilo Rubião (***)

 




Murilo Rubião

Cia das Letras

288 Páginas



"Murilo Rubião se aventurou no universo do fantástico antes que o gênero ficasse em voga entre os escritores latino-americanos. Além de precursor ― seus contos foram escritos, em sua maioria, entre os anos 1940 e 1960 ―, Rubião é mestre em fazer o absurdo penetrar na realidade cotidiana, subvertendo-a e lançando novos olhares sobre temas consagrados da literatura, como o desejo, a morte, o amor e a falta de sentido do mundo moderno. Este volume celebra o centenário do nascimento de Rubião com todos os 33 contos que o autor mineiro lapidou à exaustão. Completam a edição um delicioso artigo de época do crítico Jorge Schwartz e um alentado ensaio inédito do jovem escritor Carlos de Brito e Mello."


Um comentário:

Jorge Isah disse...

Como o próprio título do livro diz, esta é a obra completa de Murilo Rubião. São contos no estilo fantástico, que inicialmente trata de criar um ambiente ou personagens mágicos, inverossímeis, irreais, mas Rubião não se atem a explorar apenas esse detalhe, usando-o como pano de fundo para tratar de assuntos como a modernidade, solidão, angústia, caos e desarmonia, em um mundo onde o homem criou para si mesmo o inferno, sendo incapaz de distingui-lo.
As relações são pautadas pela discórdia e egoísmo, num clima de constante impaciência, onde a paz parece impossível.
Rubião, como bom mineiro, descreveu a claustrofobia moderna, onde por mais fácil seja possível ultrapassar as fronteiras, não são capazes de libertar das grades e celas em que se vive.
Um livro para ser degustado, e que me consumiu dois meses de leituras; e me frustrar pelo autor ter escrito tão pouco. Mas, neste pouco, há muito o que meditar e descobrir.

Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]