Que Venha a Tempestade - Paul Bowles

 







Paul Bowles

Editora Alfaguara

302 Páginas







"Segundo romance de Paul Bowles, Que venha a tempestade é um dos livros mais impactantes do século XX. Ao deixar sua apagada vida para trás, Nelson Dyar parte dos Estados Unidos em direção a Tânger, no Marrocos, para trabalhar numa agência de viagens de um antigo conhecido, Jack Wilcox. Dyar logo percebe que a agência não é o que parece, e que a cidade esconde sua verdadeira face."



Maus - Art Spiegelman (***)

 





Art Spíegelman

Quadrinhos na Cia.

296 Páginas



"Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura."








Jim Jones : massacre em Jonestown - Jeff Guinn

 






Jeff Guinn

544 Páginas

Editora DarkSide 









"Em Jim Jones Profile: Massacre em Jonestown, através de uma narrativa fascinante, ágil e detalhada, Jeff Guinn ― premiado jornalista investigativo e já conhecido pelos fãs da marca Crime Scene® por seu best-sellerManson, A Biografia ―, examina a vida de Jim Jones desde a sua infância, o abuso de drogas, os primeiros passos como líder religioso até a conturbada decisão de transferir seus seguidores para um assentamento nas selvas da Guiana." 





Africa Minha - Karen Blixen (****)

 




Karen Blixen

Clube do Autor

381 Páginas



"O grande continente africano despertou na sofisticada aristocrata dinamarquesa a sibila da natureza, capaz de esquecer o dia da semana e a hora do dia, mas que redescobriu o sentimento que a punha em contato com coisas como a direção dos ventos, as fases da lua ou a captação dos humores do mundo [.] Nunca poderá ser por demais enfatizado o papel que a fazenda africana representou na alma desta nobre europeia, cultivada e dolorosamente presa nas malhas da tradição familiar, para a libertação não só de suas criadoras como de sua libertação tout court."




Quarto de Despejo: Diário de uma favelada - Carolina Maria de Jesus

 








Carolina Maria de Jesus

Editora Ática

192 Páginas





"Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade."




Paris dos Escritores Americanos: 1919 - 1939 - Ralph Shor

 






Ralph Schor

232 Páginas

L&PM 






"Por que tantos escritores americanos, entre os melhores de sua geração, se exilaram em Paris no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial? Como era a vida cotidiana, social e intelectual na capital francesa? O que encontraram lá, que não havia no outro lado do Atlântico?Estas são algumas das perguntas de que trata a presente obra, Ralph Schor, historiador especialista em história contemporânea, relata como era a capital francesa aos olhos dos escritores norte-americanos que lá buscaram abrigo"




Prefácio de Sammis Reachers ao livro "Na Eira de Ornã"

 






Sammis Reachers*




Contista, romancista e crítico literário, em Jorge F. Isah o poeta é persona bissexta. E isto, esse chegar pela tarde, é excelente tanto para o beletrista quanto para os bons vinhos: seu verso é maturado e emancipado, sob a têmpera de suas muitas influências e leituras.

Sua poesia rompe e funda seu rumo, feito jangada de Caronte no rio metafísico; uma poética que emana e dimana uma angústia soteriológica. Percepções e sentimentos patentes em um poema como Confessionale, onde legendários pecadores da literatura (Mr. Hyde, Fausto, Dorian Gray) preparam sua atuação, sua farsa citadina, enquanto "a beleza [jaz] exilada em manguezais":

  

Confessionale

 

Cores, formas, geométricas e desiguais

Ruídos, cantos, afinados e dissonantes

Ouro, prata, cobres e portais

Récita, danças, frenesi e variantes

 

Ruas e casas em silêncio mortal

Corações e mentes presos em cofres

A beleza exilada em manguezais

 

Hyde está sobre holofotes

Fausto cala-se atrás do ralete

Gray compõe seu make-up

 

Versos eliotianos lindam versos surrealistas, num jogo hermético tão caro ao poeta, desde seus livros anteriores, A Palavra Não Escrita e Arpeggios Insulares. Ao leitor, embarcado/aluado na fruição, cabe desnudar-se para abarcar, com tal potência, a nudez do autor, suas flores e descalabros. Na fímbria entre brumas e rochas, podemos ouvir a voz dos moralistas franceses como La Bruyère e La Rochefoucauld, vaticinando contra os vícios deste mundo em descendente torvelinho.

Signos afloram em tensa caudalosidade, o vernáculo entrega seus frutos à dor do poeta e sua cisma, convidando o leitor ao labirinto. Ao seu final, a luz de Cristo, início e fim da vida e do poema, dá seu vaticínio e irrompe do verboverso de ardências deste “Na Eira de Ornã”.


 ***** 


* - Sammis Reachers é editor, poeta, escritor e autor premiado. Entre os seus muitos trabalhos na Web destacam-se: Azul CaudalMar Ocidental e Poesia Evangélica.

Leia a crítica ao seu livro "A Ordem Luterana da Cruz Combatente".  

____________________________________  

Compre em Kálamos Editora  & Amazon 



Homem Invísivel - Ralph Ellison (****)






Ralph Ellison


574 Páginas



Homem invisível narra a vida de um jovem afro-americano que migra do sul racista dos Estados Unidos em direção à Nova York, a cidade das oportunidades, nos primeiros anos do século XX. Ao longo da história, o protagonista se envolve com grupos políticos e núcleos sociais diversos, desde uma organização socialista até um movimento nacionalista negro, mas nunca se sente verdadeiramente visto ou compreendido.






Um Conto de Duas Cidades - Charles Dickens (****)


 



Charles Dickens

Ed. Nova Fronteira

480 Páginas





"Viaje até o início do século XIX e conheça o incrível universo literário de Charles Dickens, um autor cujas histórias ecoam poderosamente até os dias de hoje.
Com um legado de quase duzentos anos, suas obras continuam a encantar leitores em todas as partes do mundo, atravessando gerações com um diálogo universal.
Essa influência transcende o papel, ganhando vida em inúmeras adaptações para teatro, cinema, quadrinhos, desenhos animados e outras mídias."


LEIA A RESENHA EM KÁLAMOS 

Tanto por Fazer - Theodore Dalrymple (***)

 




Theodore Dalrymple

É Realizações

184 Páginas





"Tanto por Fazer é o diário de Graham Underwood, um serial killer preso pela polícia britânica após cometer mais de 15 assassinatos, nem todos desvendados, o que insufla a vaidade de um criminoso que jamais se arrependeu de seus crimes. É o primeiro romance escrito por Dalrymple, que se tornou célebre por artigos e ensaios que desvendam a mente dos criminosos que conheceu enquanto trabalhava no sistema penitenciário do Reino Unido." 


LEIA A RESENHA EM   KÁLAMOS 


Submissão






Michel Houellerbecq
Editora Alfaguara
254 Páginas 




"O novo romance do vencedor do Prêmio Goncourt Michel Houellebecq, um dos livros mais discutidos no mundo depois dos atentados em Paris. França, 2022. Depois de um segundo turno acirrado, as eleições presidenciais são vencidas por Mohammed Ben Abbes, o candidato da chamada Fraternidade Muçulmana. Carismático e conciliador, Ben Abbes agrupa uma frente democrática ampla. Mas as mudanças sociais, no início imperceptíveis, aos poucos se tornam dramáticas. "

A Ilha do Tesouro (****)






Robert L. Stevenson
L&PM Pocket
366 Páginas




"Stevenson concebeu A ilha do tesouro para o divertimento de seu enteado, Lloyd Osbourne, que tinha doze anos em 1881. Escrevendo a seu amigo W. H. Henley a respeito do novo livro, ele declarou que "se isto não encantar os garotos, ora, então eles mudaram muito desde que eu era criança". Uma história de piratas, com um mapa, um tesouro, um motim e um cozinheiro de bordo com uma perna só, A ilha do tesouro permanece uma das histórias de aventuras mais amadas da literatura. - L&PM".






Judas, o Obscuro - Thomas Hardy (***)









Thomas Hardy
Editora Abril
464 Páginas




"Um livro que retrata uma época onde a ascensão social era quase impossível, a não ser por golpes de sorte. Judas passa sua juventude estudando e sonhando em sair de seu povoado para ir para Christminster City, local que acredita concentrar grandes estudiosos. Sem recursos, sem ajuda, sem guia, sem escola e sem apoio. Mas Judas é obstinado e estuda sozinho, guarda tudo que ganha para comprar livros e os lê e relê sozinho. Aprende outras línguas (sozinho). O roteiro de uma história como essa geralmente mostra o protagonista conseguindo superar as adversidades e ser reconhecido pelo seu esforço e talento. Aqui temos uma realidade mais dura e mais próxima do mundo no final do século XIX."





A Promessa e Pane - Friedrich Durrenmatt

 



Friedrich Durrenmatt 

TAG

224 Páginas




"Nas duas obras, o autor cria pérolas narrativas: leituras envolventes que incluem mergulhos fundos na moralidade humana e reflexões sobre o lugar da literatura no mundo contemporâneo. Por sua versatilidade e suas ideias provocadoras e críticas à sociedade europeia, Dürrenmatt marcou seu nome entre os principais autores de língua alemã da literatura moderna."

Max Perkins - Um Editor de Gênios (****)

 





A. Scott Berg

Editora Intrínseca

544 Páginas





"Max Perkins, um editor de gênios , ganhadora do National Book Award, explora a vida fascinante desse editor extraordinário. Ela aborda não só seu tumultuado casamento, as excentricidades sedutoras e o romance [revelado pelo autor] secreto de 25 anos com Elizabeth Lemmon, mas também sua relação íntima com os luminares literários do século XX.



O Demônio da Cidade Branca (***)





Erik Larson
Editora Intrínseca
448 Páginas




"No final do século XIX os Estados Unidos eram uma nação jovem e orgulhosa, ávida por afirmar seu lugar entre as maiores potências mundiais. Nesse contexto, a Feira de Chicago de 1893 teve papel fundamental: com o objetivo de apresentar a maior e mais impressionante exposição de inovações científicas e tecnológicas já idealizada, coube ao arquiteto Daniel Burnham, famoso por projetar alguns dos edifícios mais conhecidos do mundo, a difícil tarefa de transformar uma área desolada em um lugar de magnífica beleza: a Cidade Branca. Reunindo as mais importantes mentes da época, Burnham enfrentou o mau clima, tragédias e o tempo escasso para construir a enorme estrutura da feira.





Diário de um Velho Louco - Junichiro Tanizaki (***)

 





Junichiro Tanizaki

208 Páginas

Estação Liberdade

"Entre um rebelde senhor de 77 anos e sua nora surge um jogo sutil de poder, envolvendo, de um lado, o ancião que se empenha em burlar uma vida regrada por remédios, médicos e hospitais e, de outro, a ex-dançarina de casas noturnas, mulher bela e licenciosa, plena de vida, que faz uso de seus talentos naturais para fascinar e controlar o sogro, manipulando- o em prol de interesses pessoais. A idade do protagonista, no lugar de coibir seus instintos, liberta-os. "



Santuário - William Faulkner (****)

 




William Faulkner

Editora Abril

258 Páginas



"Santuário, obra prima de William Faulkner, se passa na época da lei seca americana, no condado fictício de Yoknapatawpha, no Mississípi, e descreve Temple Drake rumo à sua degeneração, a luta infrutífera de Horace Benbow por justiça e Popeye, um sujeito de passado obscuro e aparentemente perigoso. A trama envolve traficantes de bebidas, estupro e assassinato."




A Ordem Luterana da Cruz Combatente (****)

 



Sammis Reachers

Amazon

321 Páginas




"A tomada de Jerusalém e dos tesouros do Templo por Nabucodonosor, em 597 a.C., liberou inadvertidamente sobre a Terra um poder sobrenatural, um poder capaz de mobilizar – de uma forma jamais vista – a homens, anjos e demônios, e decidir os destinos do mundo. Muitos séculos depois, para impedir que os objetos responsáveis por tal poder caíssem em mãos erradas – e também para arrancá-los de tais mãos – um relutante monge alemão, Martinho Lutero, se viu obrigado a fundar uma organização secreta. Uma Ordem Combatente, cuja guerra de vida e morte, então iniciada, se estende pelos quatro cantos da Terra e até os dias atuais."





Carta aos Loucos - Carlos Nejar (*****)

 







Carlos Nejar


180 Páginas




"Carlos Nejar, reconhecido poeta brasileiro, mostra-nos a sua arte de romancista renovador, através da saga de um povoado, chamado ASSOMBRO. Seus personagens nascem e morrem como os sonhos. É a história de uma ALDEIA-MULHER que é relatada por um escriba, Israel Rolando, que contempla os acontecimentos mágicos e vivos, porque em Assombro todos os tempos vivem num só, o da criação, com Novalis, Virgílio, Diógenes, Parmênides, Shelley, Martinho, preso várias vezes, perseguido, sábio, requerendo para a Obra do Espírito de Deus uma segunda infância, seguida de milagres, entre outros. "




Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]