O Zelo Evangelístico de George Whitefield [***]





Steven J. Lawson
Editora Fiel
160 Páginas



"Em um período sombrio de declínio espiritual na Inglaterra do século XVll e início do século XVlll, George Whitefield, conhecido como o grande pregador itinerante por sua notável mensagem que acendeu fogo de avivamento em dois continentes, irrompeu como raios de um céu sem nuvens. Um evangelista incansável que unia teologia profunda a um zelo ardente de ver os perdidos salvos, Whitefild cruzou oceanos e viajou milhares de quilômetros para proclamar o evangelho de Cristo. Ao fazê-lo, despertou um reavivamento como nenhuma igreja nunca conheceu. George whitefiel era um homem de piedade singular e teologia profunda, cuja devoção a deus o levou a arriscar tudo o que tinha para pregar Cristo."

Um comentário:

Jorge Fernandes Isah disse...

Esta é uma das muitas biografias sobre o chamado "príncipe dos pregadores", George Whitefield (antes mesmo de Charles Spurgeon ganhar, também, o apelido).

O autor, Steven Lawson, tece inicialmente uma pequena biografia de Whitefield, contando os fatos mais importantes de sua vida: nascimento, conversão, estudos, início do seu ministério, casamento, perdas, e suas "campanhas" evangelísticas no Reino Unido e na América.

Aborda também a amizade com os irmãos Wesley, e as várias disputas teológicas em que se envolveram, incapaz, contudo de impedir-lhes a fraternidade.

Aspectos gerais de suas vidas, lutas, dissabores, esperança, e, sobretudo, a sua dedicação ao ministério evangelístico, de levar Cristo aos perdidos, são brevemente analisados (e as várias tentativas de impedir-lhe de pregar e testemunhar Cristo).

A segunda parte, propriamente dita, trata da compreensão e defesa teológica dos pontos cruciais da fé cristã; e como Whitefield era calvinista, o autor dedica boa parte do livro em esmiuçar a doutrina e a crença que tão fortemente influenciaram o "príncipe" naquilo que foi certamente a motivação de toda a sua vida: o zelo evangelístico!

Trechos de seus sermões são pinçados a fim de validar a análise do autor, bem como depoimentos de outros autores e teólogos que viveram intensamente a época de Whitefield, ou se debruçaram sobre os seus sermões posteriormente, bem como os vários biógrafos. Sobretudo, temos revelado o grande amor de George por Deus, sua obra, a igreja, e os perdidos.


PS: Biografias têm sido o meu alvo (ainda que secundário) neste último ano. tenho por meta ler, ao menos, duas ou três, especialmente dos santos que, no decorrer da história, dedicaram as suas vidas para a glória de Deus e a expansão do Reino de Cristo; pois nos servem de aprendizado, estímulo e direção a seguir para, humildemente, nos sujeitarmos a Cristo, dependermos cada vez mais dele, para que ele cresça e eu diminua.

Recomendado!

Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]