Order and History (Volume 1): Israel and Revelation (Collected Works of Eric Voegelin)







Eric Voegelin
University of Missouri Press
617 Páginas


"Eric Voegelin's Israel and Revelation is the opening volume of his monumental Order and History, which traces the history of order in human society. This volume examines the ancient near eastern civilizations as a backdrop to a discussion of the historical locus of order in Israel. The drama of Israel mirrors the problems associated with the tension of existence as Israel attempted to reconcile the claims of transcendent order with those of pragmatic existence and so becomes paradigmatic".

Um comentário:

Jorge Fernandes Isah disse...

Alguém pode dizer que estou louco, pois não domino o inglês e vou-me arriscar a ler Eric Voegelin no original. Acontece que me decidi por um desafio: ler Voegelin e sua obra máxima, "Ordem e História", e, concomitante com a leitura, traduzir o texto e assim aprimorar [ou aprender mesmo] a língua bretã. É um quebra-cabeças, sei disso, e pode me dar muito trabalho, mas é uma decisão tomada sem precipitação e que me parece uma solução para a minha incapacidade de aprender o inglês pelos métodos convencionais e que não me satisfazem. Quero, verdadeiramente, poder ler e compreender o texto; falar não me é necessário, ao menos por hora.

Estava pensando em postar o texto traduzido para o português à medida em que o fizesse, mas não sei como funciona a questão dos direitos autorais e se poderia fazê-lo sem ser penalizado. Se alguém souber, por favor, diga-me.

Seria uma tradução livre, claro, sem o intento de alcançar a qualidade de uma tradução "oficial", estando sujeito mesmo a correções e "puxões de orelha" dos leitores experimentados e fluentes no idioma. Averiguarei as possibilidades, e depois posto-as por aqui, se vou ou não publicar a minha tradução do Voegelin.

No mais, penso que esta obra é fundamental para entendermos o estágio em que a civilização atual se encontra, onde vive-se "fora da realidade" e pior do que isso é não saber as implicações decorrentes dela. Parece que Voegelin se refere, mais ou menos, a essa questão: mostrar, através da revelação escriturística, a relação do judaísmo com Deus, onde o próprio judaísmo somente foi possível por conta do pacto ou aliança de Deus com aquele povo; o que, no final de contas é, quer se queira ou não, o resumo da existência humana. Mas é apenas uma impressão, no decorrer da leitura/tradução direi mais sobre o livro.

Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]